A Semana Santa é uma das épocas do ano que mais atraem turistas que buscam atividades religiosas e culturais. Se você deseja aproveitar o feriadão tomando um bom cafezinho mineiro e experimentando do tão falado pão de queijo, listamos 5 destinos imperdíveis para você conhecer e ainda algumas dicas de o que fazer por lá.

Ouro Preto

Ouro Preto é aconchegante e festiva. Se você é o viajante apaixonado por história, patrimônio e cultura, a antiga Vila Rica é o destino ideal: ela preserva seu passado em sua arquitetura e vielas enquanto, no feriado, expõe suas crenças em encenações da Paixão de Cristo e Concertos de Música Sacra. Para além das atrações religiosas é possível participar de workshops de fotografia e confecção de tapetes, por exemplo (confira programação completa aqui).

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é uma cidadezinha de apenas 6.000 habitantes envolvida pela Serra da Mantiqueira, mas que atrai a atenção de muitos que buscam o ecoturismo. É possível descobrir e visitar cachoeiras, grutas, cavernas e, ao fim do dia, aproveitar o tão visitado pôr-do-sol no Morro do Cruzeiro. O destino é conhecido pelo baixo custo e pelas programações dedicadas aos amantes da natureza.

Brumadinho

Brumadinho é uma ótima pedida para quem busca arte e patrimônio. Situada a 50km de Belo Horizonte, a cidade abriga o Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, detentor de obras e peças botânicas de encher os olhos. O mínimo para visitar todo o parque são dois dias, e você pode finalizar o passeio conhecendo alguns dos diversos bares da cidade. É ainda possível conhecer o distrito de Casa Branca, conhecido pela oferta de arborismo.

Congonhas

Os sons das matracas e procissões marcam a semana santa em Congonhas como uma das mais tradicionais do estado. São vários dias de encenações da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo que contam com a atuação de 200 atores, acompanhados do Sermão da Montanha e a Exposição de Tapetes Ornamentais.

Diamantina

Diamantina realiza atividades que vão do Domingo de Ramos (25) ao Domingo de Páscoa, com a tradicional celebração de Lava Pés, por exemplo. Um dos costumes mais antigos da cidade é a Guarda Romana, na qual mais de 50 homens participam da via sacra que relembra o caminho de Jesus com sua cruz, do seu julgamento ao calvário.

E aí? Você vai participar de alguma dessas festividades? O Transporte você encontra aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: